Eu estou em um parque e lá vem uma imagem que lhe dá vontade de fotografar. Muito bem, começa a nascer ai, com meu olhar, uma foto. Hoje tenho uma incrível NIKON D500o, que me presenteei há cerca de um ano e pela qual sou apaixonada. Saco minha máquina e lá vou fotografar mas, nada de modo automático! Coloco no modo M e lá vou eu experimentar! Para toda foto é necessário que conseguir a melhor exposição possível.

Exposição é a quantidade de luz que entra pela objetiva  e chega até o sensor da máquina para desenhar a imagem.

Precisamos da exposição perfeita para obter a melhor imagem; luz de mais ou luz de menos pode comprometer a imagem. Muita luz pode clarear, esbranquiçar a imagem e pouca luz escurecê-la. Para controlar a exposição é necessário observar três fatores:

  • Abertura do Diafragma
  • Velocidade do Obturador
  • ISO

Nos próximos posts vou à definição e exercícios desses 3 fatores para que depois possamos seguir a sequência de Como nasce uma foto, que descrevo abaixo:

  1. White Balance
  2. Fotometria
  3. Composição e enquadramento
  4. Foco ou plano de interesse

Eu penso que esses conceitos são o começo para uma boa foto, técnicamente falando!

Deixe um comentário

